Skip to content

4 infusões contra os gases no estômago

À medida que o organismo vai digerindo os alimentos, especialmente se eles são ricos em fibra ou em açúcares, podem ir acumulando gases no estômagoe nos intestinos.


Em muitos casos, isso ocorre inchaço abdominal e pode causar cólicas, flatulência e dores muito estranhas. Às vezes, os gases podem se formar como resultado do constipation.


Certas intolerâncias alimentares, não mastigar bastante os alimentos, as bebidas carbonatadas, uma má absorção de nutrientes ou o consumo de drogas como os antibióticos, também podem causar gases ou flatos.


Por sorte, a fitoterapiaconta com um rico elenco de plantas com propriedades carminativas, aquelas que favorecem a expulsão dos gases. Trata-Se, em especial, de plantas da família do anis –as chamadas umbelíferas– e de hortelã –das labiadas–.


Uma delas é a alcaravia (Carum carvi), uma planta de montanha que também é cultivada em pomares e viveiros.


1. Alcaravia


A chicóriaé uma planta muito aromática. Contém um óleo essencial com propriedades digestivas e carminativas. Ajuda a eliminar gases, reduzir a flatulência, a acalmar espasmos gastrointestinais e normalizar a digestão.


Você pode prepará-la em forma de infusão simples, adicionando uma colher de chá da planta seca por copo de água, ou em combinação com outras plantas carminativas, como o anis, hortelã.


Pode também tomá-la em forma de tintura -50 gotas diárias dissolvidas em água e são divididas em três tomadas–; em pó, añadiéndola como temperar seus pratos; e o óleo essencial, duas ou três gotas, com um pouco de sumo de fruta.


2. Laurel


Não menos eficaz contra os gases no estômago é o loureiro(Laurus nobilis), que pode adicionar aos seus pratos como tempero. Suas folhas aromáticas e muito ricas em óleo essencial e em princípios amargos, são um bom recurso para tratar a distensão abdominal ou barriga inchada e evitar gases e arrotos.


Você pode usar as folhas e os frutos do louro, junto com poejo hortelã, para preparar uma infusãoque tomarás após as refeições.


Outra possibilidade é tomá-lo em tintura, umas 30 gotas diárias dissolvidas em um pouco de água ou suco.


3. Poejo branco


Outra planta mediterrânica, o poejo branco (Micromeria fruticosa), oferece um remédio ideal para reequilibrar o processo digestivo e de muito bom gosto. É usado também contra o mau hálito.


Após as refeições tomar um chácom as extremidades floridas do poejo branco. Também é possível adicionar anis verde , a infusão do poejo branco.


4. Cardamomo


Por último, o cardamomo(Elletaria cardamomum) contém um óleo essencial muito ativo, com uma forte ação estimulante da digestão, bem como carminativa.


Prepare uma infusãocom os frutos do cardamomo, melhor com a estrela de anis e menta, e tomar dois copos ao dia, após as principais refeições.


Você também pode usar o cardamomo em pópara temperar suas receitas.

4 infusões contra os gases no estômago
Vote agora